Arq. Bras. Cardiol. 2019; 112(6): 767-768
Disfunção Tireoidiana Subclínica não foi Associada com Arritmias Cardíacas em Análise Transversal do Estudo ELSA-Brasil
DOI: 10.5935/abc.20190102
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Disfunção Tireoidiana Subclínica não foi Associada com Arritmias Cardíacas em Análise Transversal do Estudo ELSA-Brasil".
O Brasil carece de grandes estudos de coorte com análises de incidências e prevalências de doenças em todas as áreas. Nesse contexto, o estudo ELSA-Brasil foi um grande marco para a avaliação principalmente de doenças cardiovasculares dentro do país. Esse estudo apresentado vem de maneira muita detalhada expor fatos relevantes à ocorrência ou não de manifestações eletrocardiográficas arritmogênicas em pacientes com distúrbios hormonais de tireoide subclínicos. Trata-se de tema extremamente relevante, com plausibilidade biológica e que gera inúmeras incertezas frente ao paciente.
O estudo apresentou uma casuística relevante com 13.341 pacientes no total, sendo a média de 51 anos de idade. Em todos os pacientes a coleta de dados, especificações eletrocardiográficas e exames laboratoriais foram protocoladas de acordo com especificações pré-determinadas e uniformes. Além disso, de forma abrangente, foram avaliadas desde arritmias supostamente mais frequentes em distúrbios tireoidianos como fibrilação atrial, até mesmo frequência cardíaca basal, presença de extrassístoles e intervalos de condução.
[…]
180