Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(11): e20240014

Doença Cardíaca Isquêmica e Nível de Renda – Uma Reflexão Acerca de Determinantes Sociais e Estruturais

Otávio Azevedo Bertoletti ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240014

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Associação de Nível de Renda e Doença Isquêmica do Coração: Papel Potencial da Caminhabilidade".

Determinantes sociais e estruturais da saúde têm ganhado destaque quanto a sua influência na saúde cardiovascular da população. Em recentes publicações, a American Heart Association tem dirigido sua atenção às desigualdades nos cuidados de saúde, mediadas por determinantes sociais (como renda, educação, segurança, local de moradia e vizinhança) e estruturais (acesso à saúde, saneamento básico, ar limpo, ambiente saudável), e seus impactos deletérios na saúde cardiovascular. Discute como implementar ações com potencial para eliminar essas desigualdades no cuidado de saúde que afetam desfavoravelmente a saúde cardiovascular das populações marginalizadas. Além disso, aborda estratégias para atingir uma saúde cardiovascular para todos, de forma equânime, com foco no aumento médio da longevidade populacional, haja vista que as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte mundialmente, inclusive no Brasil, liderada pela doença cardíaca isquêmica.

Nessa direção, o estudo transversal de Cerci et al., vem a contribuir na análise se um ambiente público propício a caminhadas (walkability) na vizinhança medeia a potencial relação entre nível de renda e doença isquêmica do coração (DIC) de residentes de uma cidade de 1.773.718 habitantes, inserida num país de renda mediana. Os autores analisaram 26.415 indivíduos da cidade de Curitiba/Brasil, no período entre 2010 e 2017, sendo 96,5% cobertos por plano privado de saúde, diagnosticados com DIC através de exame de imagem de perfusão miocárdica por tomografia computadorizada com emissão única de fótons (SPECT-MPI).

[…]

Doença Cardíaca Isquêmica e Nível de Renda – Uma Reflexão Acerca de Determinantes Sociais e Estruturais

Comentários

Pular para o conteúdo