Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(10): e20240643

É Justo Contraindicar o Implante de Desfibrilador Cardíaco para Pacientes com Vulnerabilidade Sócioeconômica ou Psicológica?

Marcelo de Paula Martins Monteiro, Helena Nogueira Brasil, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Eduardo Arrais Rocha ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240643

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Implantes Potencialmente Inapropriados de Cardioversor-Desfibrilador na Prevenção Secundária de Morte".

Os autores Cavalcanti et al. publicaram um artigo demonstrando que os pacientes submetidos à implantes de desfibriladores cardíacos internos (CDI) por prevenção secundária, com fração de ejeção (FE)<50% e que tinham elevada vulnerabilidade sócioeconômica ou psicológica apresentaram alta mortalidade em 1 ano. Os autores analisaram 4 variáveis de marcadores econômicos e psicossociais (MEPS): 1-vulnerabilidade socioeconômica; 2- capacidade de autocuidado; 3- adesão farmacológica; 4- transtornos do humor. Não ocorreram óbitos em 1 ano no grupo sem a presença dessas variáveis. O estudo englobou uma rede multidisciplinar de análise pré-implante, denominada device-team.

A importância do estudo está em identificar alguns novos marcadores de pior prognóstico após esse procedimento, em particular em determinadas áreas populacionais. Os fatores que são passíveis de modificação devem ser rigorosamente acompanhados e modificados, possibilitando melhora evolutiva e garantindo o benefício de aumento da sobrevida que os CDI proporcionam.

[…]

É Justo Contraindicar o Implante de Desfibrilador Cardíaco para Pacientes com Vulnerabilidade Sócioeconômica ou Psicológica?

Comentários

Pular para o conteúdo