Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(7): e20230380

Ecocardiografia Transtorácica na Hipertensão Pulmonar: Ferramenta Fácil, mas é Preciso Cautela!

Hugo Hyung Bok Yoo ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230380

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Acurácia do Ecocardiograma Transtorácico como Método de Triagem na Prática Clínica da Investigação da Hipertensão Pulmonar".

A triagem de indivíduos de alto risco para hipertensão pulmonar (HP) geralmente começa com a ecocardiografia transtorácica (ETT) como o teste de primeira escolha para avaliação não invasiva do estado hemodinâmico vascular pulmonar. Portanto, a ecocardiografia pode fornecer informações abrangentes sobre a morfologia do coração, a função ventricular e anormalidades valvares.

A ecocardiografia também é uma ferramenta útil para estimar a pressão arterial pulmonar sistólica (PSAP), as pressões do ventrículo direito (VD) e do átrio direito (AD) para atribuir um parâmetro ecocardiográfico da probabilidade de HP. Na maioria das vezes, a velocidade do jato de regurgitação tricúspide (VRT) é medida por ETT e, juntamente com uma estimativa da pressão atrial direita (PAD) baseada no colapso inspiratório e no tamanho da veia cava inferior, o jato VRT é usado para estimar a pressão sistólica da artéria pulmonar (PSAP).

[…]

Ecocardiografia Transtorácica na Hipertensão Pulmonar: Ferramenta Fácil, mas é Preciso Cautela!

Comentários

Pular para o conteúdo