Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(6): 1137-1138
Efeito Antioxidante e Anti-inflamatório do Suco de Laranja
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Influência do Consumo de Suco de Laranja (Citrus Sinensis) na Remodelação Cardíaca de Ratos Submetidos a Infarto do Miocárdio".
A progressão da remodelação cardíaca após o infarto do miocárdio é um evento complexo que envolve diversas reações biológicas, dentre elas, estresse oxidativo e resposta inflamatória. – A liberação de espécies reativas de oxigênio (EROs), após injúria isquêmica do miocárdio, estimula o aumento de mediadores pró-inflamatórios, envolvidos na proliferação de fibroblastos e no reparo tecidual na região infartada. No entanto, a produção sustentada de EROs, associada com sobrecarga hemodinâmica e incapacidade do sistema antioxidante, induz estresse oxidativo em áreas não infartadas que também sofrem remodelação cardíaca. – Essas alterações, acompanhadas da ocorrência de desordens do metabolismo energético, ativação de metaloproteinases, morte e hipertrofia cardiomiocitária, fibrose intersticial e disfunção ventricular, caracterizam o processo de remodelação cardíaca.
Estudos sobre variados compostos bioativos, frequentemente extraídos de alimentos, têm sido conduzidos com o propósito de atenuar desordens comuns à remodelação cardíaca, como estresse oxidativo e inflamação. – Entretanto, a extração e isolamento dessas substâncias pode demandar complexa rede de procedimentos técnicos especializados e de alto custo, dificultando financeiramente o acesso de grande parte da população a esse recurso. Ademais, sua ingestão isolada não permite a avaliação de potenciais efeitos derivados da interação entre componentes da matriz alimentar e do organismo que possam alterar os efeitos metabólicos. Por outro lado, o consumo do alimento em sua totalidade atua como tampão no sistema digestivo, o que permite maior biodisponibilidade de seus compostos ativos. Em vista disso, abordagens nutricionais envolvendo ingestão de alimentos naturais, como frutas e seus produtos (cascas, sucos, polpas, purê, geleia, entre outros), que tenham em sua composição substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, têm despertado cada vez mais interesse. , Nesse contexto, cabe destaque às frutas cítricas, ricas em compostos bioativos que podem promover alterações metabólicas e proteger tecidos de lesões resultantes do acúmulo de EROs. Sucos de frutas cítricas, em geral, são fontes abundantes de vitamina C e contribuem com o fornecimento de outros nutrientes, como potássio, folato, magnésio, além de vitamina A e compostos polifenólicos. Nesse sentido, o suco de laranja é uma matriz alimentar complexa e tem demonstrado potencial cardioprotetor devido à sua composição e capacidade antioxidante e anti-inflamatória. –
[…]
3.697