Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(5): 722-723
Efeitos Anti-inflamatórios e Cardioprotetores do HDL-C: Associação com Autoanticorpos contra LDL Oxidada?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Associação Positiva entre Autoanticorpos contra LDL Oxidada e HDL-C: Um Novo Mecanismo para Cardioproteção de HDL?".
O acúmulo de lipoproteínas contendo apolipoproteína B (ApoB), principalmente lipoproteína de baixa densidade (LDL), na íntima arterial tem sido atribuído a um dos passos iniciais da aterogênese. Em outros estudos, a LDL oxidada e os macrófagos são os principais fatores patogênicos para o desenvolvimento da aterosclerose., Por sua vez, há evidências crescentes do papel protetor de autoanticorpos contra LDL oxidada (oxLDL-AboxLDL-Ab na aterogênese, fato que pode ser potencializado pela lipoproteína de alta densidade (HDL).,
Neste volume dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Nunez et al., avaliaram a hipótese de que indivíduos com níveis mais altos de HDL-C apresentariam níveis elevados de oxLDL-Ab. Trata-se de um estudo transversal que incluiu 193 indivíduos consecutivos saudáveis ≥ 18 anos e excluiu pacientes com doença arterial coronariana (DAC), acidente vascular cerebral (AVC), causas secundárias de elevação ou redução do HDL, uso de hipolipemiantes, alcoolismo e tabagismo. Os indivíduos foram submetidos a exame físico detalhado, medidas da pressão arterial e ultrassonografia de carótidas, além de análises bioquímicas de sangue periférico. Dividiu-se os participantes em tercis, de acordo com os níveis de HDL-C: baixo (< 68mg/dL: n = 59); intermediário (68-80 mg/dL: n= 71) e alto (> 80 mg/dL: n =63).
[…]
Palavras-chave: Aterosclerose; HDL-Colesterol; Lipoproteínas HDL
660