Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(1): e20230762

Escores para o Diagnóstico da Etiologia Maligna do Derrame Pericárdico: Uma Valiosa Ajuda Inicial na Investigação

Wolney de Andrade Martins ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230762

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Testes de Triagem Prevendo Metástase de Câncer na Etiologia do Derrame Pericárdico: HALP Score e PNI".

Doenças no pericárdio são prevalentes em pacientes com câncer (CA). A presença de derrame pericárdico (DP) nestes pacientes seguramente piora o prognóstico. A possibilidade do tamponamento cardíaco acrescenta risco de morte.

O artigo “Testes de Triagem Prevendo Metástase de Câncer na Etiologia do Derrame Pericárdico: HALP Score e PNI” publicado nos ABC Cardiol traz à discussão o dilema clínico da etiologia neoplásica do DP. A facilidade de acesso aos métodos de imagem tornou frequente o diagnóstico do DP nos pacientes com CA e tornou tentadora a busca etiológica. Não raramente nos deparamos com DP de etiologia inconclusiva após exaustiva investigação. Por outro lado, o temor de deixar de fazer o diagnóstico de um CA oculto é preocupante. Sabemos que o DP no paciente com CA pode ser secundário ao implante metastático, à invasão direta do tumor, à obstrução linfática, à pericardite causada pela quimioterapia, imunoterapia ou radioterapia e à pericardite de causas infecciosas comuns em imunodeprimidos. Ademais não se podem descartar outras causas tais como doença renal, hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, doenças autoimunes, correlatas ao CA ou não.

[…]

Escores para o Diagnóstico da Etiologia Maligna do Derrame Pericárdico: Uma Valiosa Ajuda Inicial na Investigação

Comentários

Pular para o conteúdo