Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(10): e20240606

Esta é uma Relação Causal? Randomização Mendeliana como um Método Estatístico para Desvendar Conexões

Lucas Vieira Lacerda Pires ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240606

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Relação Causal entre Tempo de Exibição de Televisão, Doenças Cardiovasculares e Mecanismos Potenciais".

A Randomização Mendeliana (RM) é uma ferramenta estatística poderosa para inferir uma relação causal entre a presença de variantes genéticas e diferentes características e fenótipos., É particularmente útil ao tentar elucidar relações causais entre exposições e desfechos com base em dados observacionais. Este método se baseia no princípio da aleatoriedade de como as variantes genéticas podem se segregar durante o processo de meiose, o princípio mendeliano de sortimento independente.

Desde as últimas décadas, à medida que nosso conhecimento sobre a arquitetura genética dos seres humanos foi aprimorado, o desafio é entender como variantes genéticas podem contribuir para o desenvolvimento de fenótipos e características. Aprendemos com essa compreensão crescente que, à medida que a complexidade genética de uma característica específica aumenta, ela pode ser menos hereditária, e nosso poder preditivo se reduz.

[…]

Esta é uma Relação Causal? Randomização Mendeliana como um Método Estatístico para Desvendar Conexões

Comentários

Pular para o conteúdo