Arq. Bras. Cardiol. 2022; 118(2): 503-504

Estimulação Cardíaca Parahissiana – Nova Alternativa de Estimulação mais Fisiológica do Coração?

Rodrigo M. Kulchetscki

DOI: 10.36660/abc.20220016

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Sincronia Ventricular na Estimulação Cardíaca Parahissiana: Alternativa por Ativação Cardíaca Fisiológica (Estimulação Indireta do Feixe de His)?".

Desde o implante do primeiro marca-passo cardíaco em 1958 a estimulação cardíaca artificial tem sido alvo de inumeráveis pesquisas, grande aprimoramento técnico e inovações tecnológicas. Assim, a correção de bradiarritmias por meio de dispositivos eletrônicos implantáveis é a área na qual se observou uma das maiores evoluções do conhecimento dentro da Cardiologia Intervencionista.

Mais recentemente, a descrição de uma nova técnica, a chamada estimulação cardíaca fisiológica, causou grande entusiasmo aos especialistas e uma verdadeira transformação na evolução dos pacientes. A estimulação fisiológica inclui um conjunto de métodos destinados a estimular eletricamente, direta ou indiretamente, o sistema de condução intraventricular do coração. O seu grande benefício é minimizar os efeitos deletérios causados pela estimulação direta do miocárdio ventricular direito (VD), que gera dissincronia e possível disfunção contrátil do ventrículo esquerdo em médio e longo prazo. ,

[…]

Estimulação Cardíaca Parahissiana – Nova Alternativa de Estimulação mais Fisiológica do Coração?

Comentários

Pular para o conteúdo