Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(11): e20230761

Estratificação do Risco de Mortalidade na Insuficiência Cardíaca. A Busca pelo Santo Graal Continua! A Análise do Sistema Nervoso Autônomo está de Volta!

Eduardo Arrais Rocha ORCID logo , Bianca Lopes Cunha, Helena Nogueira Brasil, Francisca Tatiana Moreira Pereira ORCID logo , Roberto da Justa Pires Neto

DOI: 10.36660/abc.20230761

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Modelo Preditivo de Mortalidade por Todas as Causas em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Usando a Variabilidade da Frequência Cardíaca".

Gomes et al., descreveram interessante estudo evidenciando que a análise do sistema nervoso autônomo (SNA) deva participar na avaliação prognóstica dos pacientes com insuficiência cardíaca (IC). Uma nova forma de avaliação do simpático foi analisada, com a mensuração de intervalos de 10 minutos da variabilidade da frequência cardíaca (VFC), no domínio do tempo, em Holters de 24hs de pacientes internados e predominantemente com IC.

A relevância clínica do trabalho está em demonstrar que a avaliação de variáveis de curtos períodos da VFC é um dos parâmetros mais sensíveis, pois detecta breves momentos de aumento do tônus simpático, que parecem estar mais associados às descompensações da IC e ao aumento de morte súbita cardíaca (MSC), adicionando um parâmetro (menor rMSSD), a um modelo preditor de risco que inclui a idade > 69 anos e a fração de ejeção (FE) <57%, com boa acurácia.

[…]

Estratificação do Risco de Mortalidade na Insuficiência Cardíaca. A Busca pelo Santo Graal Continua! A Análise do Sistema Nervoso Autônomo está de Volta!

Comentários

Pular para o conteúdo