Arq. Bras. Cardiol. 2019; 112(1): 76-77

Estresse Pré-Natal: Mecanismos Moleculares e Doenças Cardiovasculares

Marcelo Diarcadia Mariano Cezar ORCID logo , Mariana Janini Gomes, Ricardo Luiz Damatto

DOI: 10.5935/abc.20180246

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Efeitos Sexo-Específicos de Estresse Pré-Natal na Expressão Região-Específica de Monoamina Oxidase A e Receptores Adrenérgicos ? no Coração de Ratos".

A preocupação dos pesquisadores em encontrar as causas dos distúrbios cardiovasculares é evidente. Recentemente, cientistas estão se concentrando em investigações no ambiente intrauterino para buscar causas precoces dessas doenças. Estudos indicam que o estresse pré-natal aumenta o risco das doenças cardiovasculares na idade adulta., Dentre os riscos, a suscetibilidade à hipertensão no adulto é preocupante, e o sistema nervoso simpático é um dos alvos de interesse, especificamente a atividade dos receptores beta-adrenérgicos, que tem o subtipo β1 de predomínio cardíaco., Esses receptores modulam as alterações cardíacas e podem levar à disfunção ventricular, bem como a condições graves de insuficiência cardíaca, o que aumenta o risco de mortalidade, como demonstrado em estudos com ratos hipertensos.,

Outro fator associado à ocorrência de insuficiência cardíaca é a monoamina oxidase A (MAO-A). Essa enzima tem sua atividade aumentada na hipertensão e é responsável pela degradação da catecolamina, o que aumenta a geração de espécies reativas de oxigênio, levando à cardiotoxicidade. Portanto, é extremamente importante direcionar as causas para prevenir ou atenuar as alterações decorrentes das doenças cardiovasculares.

[…]

Estresse Pré-Natal: Mecanismos Moleculares e Doenças Cardiovasculares

Comentários

Pular para o conteúdo