Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(6): e20250361
Evidências Brasileiras Reforçam a Aplicabilidade dos Escores H2FPEF e HFA-PEFF na ICFEp
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Aplicações Prognósticas dos Escores Clínicos Atuais em Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada: Um Estudo de Coorte Prospectivo".
A insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEp) continua sendo um desafio diagnóstico na cardiologia moderna. Representando aproximadamente metade de todos os casos de insuficiência cardíaca, essa condição apresenta fisiopatologia complexa, critérios diagnósticos frequentemente subjetivos e opções terapêuticas mais limitadas., Nesse contexto, o uso de sistemas de pontuação diagnóstica, como H2FPEF e HFA-PEFF, ganhou importância, fornecendo aos médicos ferramentas padronizadas e baseadas em evidências para orientar tanto o diagnóstico quanto a estratificação de risco.,
Um estudo prospectivo realizado em um hospital terciário brasileiro fornece dados relevantes sobre a aplicabilidade desses escores em nossa população. Realizado entre março de 2019 e dezembro de 2021, o estudo incluiu 103 pacientes com diagnóstico de ICFEp, acompanhados por aproximadamente 2,4 anos. Além da caracterização clínica e ecocardiográfica, todos os pacientes foram submetidos a teste de esforço, e os escores H2FPEF e HFA-PEFF foram calculados. Os pacientes foram então categorizados em grupos de probabilidade intermediária e alta, de acordo com os pontos obtidos, e acompanhados para o desfecho composto de mortalidade por todas as causas e hospitalizações por insuficiência cardíaca.
[…]
Palavras-chave: Insuficiência Cardíaca Diastólica; Medição de Risco; Prognóstico
47