Arq. Bras. Cardiol. 2018; 111(5): 708-709

Exercícios de Alta Intensidade na Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada

Artur Haddad Herdy, Magnus Benetti

DOI: 10.5935/abc.20180225

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Vasodilatação e Redução da Pressão Arterial Sistólica após uma Sessão de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade em Pacientes com Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada".

Introdução

A insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP) compreende uma série de patologias que cursam com variados graus de dispneia, elevadas pressões de enchimento, alterações estruturais ou diastólicas e muita limitação aos exercícios. A ICFEP pode representar até 50% dos casos de internação por insuficiência cardíaca (IC) descompensadas.

A hipertensão e a obesidade são condições frequentemente associadas a ICFEP e o manejo adequado destas duas patologias são essenciais para o tratamento desta síndrome. Uma das principais características dos pacientes com ICFEP, é a intolerância aos esforços em variados graus e por mecanismos diversos. Os exercícios figuram entre as principais medidas terapêuticas para o tratamento da ICFE reduzida e ICFEP, mostrando-se como importantes agentes na redução da morbimortalidade desses pacientes.

[…]

Exercícios de Alta Intensidade na Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada

Comentários

Pular para o conteúdo