Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(3): e20230088

Existe um Papel para Religião e Espiritualidade na Reabilitação Cardíaca?

Christina Grüne de Souza e Silva ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230088

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Espiritualidade, Ganho Funcional e Qualidade de Vida em Reabilitação Cardiovascular".

A reabilitação cardíaca (RC) é uma intervenção de prevenção secundária para promover a recuperação cardíaca reduzindo a morbidade, mortalidade e incapacidade. Como tal, a RC foi reconhecida como parte fundamental do cuidado de pacientes com doença cardiovascular e, na maioria das diretrizes atuais de sociedades de cardiologia em todo o mundo, a RC é uma recomendação classe I.

Inicialmente, a abordagem padrão de “reabilitação cardíaca” concentrava-se quase exclusivamente no exercício supervisionado, uma vez que muitos estudos anteriores haviam confirmado um impacto positivo das atividades físicas regulares nos desfechos cardíacos. No entanto, atualmente, o modelo de RC centrado apenas no exercício tem sido considerado ultrapassado. Como cada vez mais evidências mostram que os eventos cardíacos afetam os pacientes não somente fisicamente, mas também, emocionalmente, socialmente e espiritualmente,os programas contemporâneos de RC são agora vistos como uma intervenção multidisciplinar. Atualmente, abordagens específicas que visam influenciar favoravelmente condições mentais e sociais, aprimorando a qualidade de vida e o bem-estar psicológico, são consideradas peças-chave na recuperação cardíaca em conjunto com componentes centrais bem estabelecidos, como o manejo e controle de fatores de risco cardiovascular, aconselhamento de atividade física e prescrição de exercícios.

[…]

Existe um Papel para Religião e Espiritualidade na Reabilitação Cardíaca?

Comentários

Pular para o conteúdo