Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(12): e20230832

Existe uma Associação entre os Resultados de Desempenho do Teste Timed Up And Go e o Consumo de Oxigênio de Pico Medido Diretamente em Pacientes com Doença Cardíaca?

Filipe Ferrari ORCID logo , Ricardo Stein ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230832

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Predição do Consumo de Oxigênio de Pico em Pacientes Cardiopatas com Base no Desempenho no Teste Timed Up and Go".

A capacidade funcional, a aptidão para realizar atividades diárias de forma independente, é comumente avaliada por meio de testes padronizados, como o teste de caminhada de 6 minutos, o teste Timed Up and Go (TUGT) e o teste de sentar e levantar de um minuto. No entanto, o padrão ouro para avaliação da capacidade funcional ou cardiorrespiratória é o teste cardiopulmonar de exercício (TCPE), que mede o consumo de oxigênio de pico (VO2pico). O TCPE envolve o aumento gradual da intensidade do exercício até a exaustão ou início dos sintomas.

Numerosos estudos demonstram consistentemente uma forte associação inversa entre VO2pico e eventos cardiovasculares, mortalidade cardiovascular e mortalidade por todas as causas,, sublinhando o papel fundamental da capacidade funcional no contexto das doenças cardiovasculares. Além disso, na insuficiência cardíaca, independentemente do status da fração de ejeção, o mau desempenho no teste de caminhada de 6 minutos tem sido associado a riscos elevados de mortalidade por todas as causas e insuficiência cardíaca.

[…]

Existe uma Associação entre os Resultados de Desempenho do Teste Timed Up And Go e o Consumo de Oxigênio de Pico Medido Diretamente em Pacientes com Doença Cardíaca?

Comentários

Pular para o conteúdo