Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(5): e20250179

Função Endotelial e Hipertensão Arterial

Rui Póvoa ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20250179

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Função Endotelial por Dilatação Mediada por Fluxo (FMD) na Artéria Braquial em Hipertensos".

Há alguns anos acreditava-se que o endotélio era simplesmente o revestimento interno dos vasos representando uma simples barreira mecânica. Hoje são profundas as evidências da importância desta fina camada de células na regulação do tônus vascular, e em diversas outras funções, principalmente no crescimento celular, interação entre leucócitos, inflamação tecidual e síntese de substâncias vaso reguladoras. A regulação do tônus vascular envolve a via de sinalização do óxido nítrico (NO) com fortes propriedades vasodilatadoras, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Um endotélio saudável é importante para uma boa homeostase vascular, visto que a disfunção endotelial desempenha um papel significativo na patogênese de muitas doenças tais como a hipertensão arterial e pulmonar, cardiomiopatias, vasculites e de forma bastante objetiva na formação da aterosclerose., A biodisponibilidade do NO é considerada como um dos fatores críticos no paciente hipertenso, inclusive em fases iniciais da doença e não só no evento final da disfunção que é a aterosclerose.

[…]

Função Endotelial e Hipertensão Arterial

Comentários

Pular para o conteúdo