Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(6): 900-901

Hierarquizar a Anemia Falciforme nas Repercussões Cardíacas Sempre em Alerta ao Espectro Geral das Anemias Hemolíticas

Ana Paula Marte Chacra, Anita L. R. Saldanha, Tania Leme da Rocha Martinez ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20220831

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Prevalência das Complicações Cardiovasculares nos Indivíduos com Anemia Falciforme e Outras Hemoglobinopatias: Uma Revisão Sistemática".

O enfoque nas repercussões cardíacas das Anemias Hemolíticas tem sido enfatizado sobremaneira por documentos que alcançam toda a classe médica nacional no presente editorial, tendo tido maiores destaques a Anemia Falciforme, e a Talassemia.,

A doença falciforme é a hemoglobinopatia genética mais frequente em todo o mundo. Graças ao aprimoramento do manejo médico desses pacientes, sua expectativa de vida melhorou nos últimos anos. No entanto, as complicações cardiopulmonares continuam sendo uma das principais causas de morte em pacientes adultos com doença falciforme. O conhecimento atual sobre o envolvimento cardíaco na doença falciforme é derivado principalmente de estudos dos genótipos da anemia falciforme., A hipertensão sistólica pulmonar, avaliada pela elevação da velocidade de regurgitação tricúspide (VRT) e a disfunção diastólica do ventrículo esquerdo diagnosticada por ultrassonografia, têm sido associadas ao aumento da mortalidade e são características da anemia falciforme pela homozigose da hemoglobina S. Por outro lado, a doença da hemoglobina SC (HbSC), resultante da heterozigosidade composta para duas mutações diferentes do gene da betaglobina, tem fisiopatologia diferente e perfil clínico mais atenuado de apresentação clínica. Os pacientes com HbSC geralmente têm uma taxa de hemólise relativamente baixa e apenas anemia leve. Além disso, a prevalência de obesidade é maior em pacientes com HbSC do que na anemia falciforme. Essa comorbidade não hematológica pode contribuir para a remodelação cardíaca. Atualmente, a ecocardiografia é recomendada para acompanhamento de rotina de todos os pacientes com doença falciforme, independentemente do genótipo.

[…]

Hierarquizar a Anemia Falciforme nas Repercussões Cardíacas Sempre em Alerta ao Espectro Geral das Anemias Hemolíticas

Comentários

Pular para o conteúdo