Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(7): e20240445

Hipertensão Arterial Pulmonar: Intervenções para Cardioproteção

Elida Paula Benquique Ojopi ORCID logo , Carolina Rodrigues Tonon ORCID logo , Katashi Okoshi ORCID logo , Marina Politi Okoshi ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240445

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Função do Ventrículo Direito e Estresse Oxidativo Melhoram com a Administração de Hormônios da Tireoide e Suco de Uva em um Modelo de Hipertensão Pulmonar".

A vasculatura pulmonar normal é constituída por um sistema de baixa pressão em comparação à vasculatura sistêmica. A hipertensão pulmonar é caracterizada por pressão média na artéria pulmonar acima de 25 mmHg. O processo fisiopatológico primário da hipertensão pulmonar é a restrição ao fluxo sanguíneo na circulação pulmonar, o que leva ao aumento da resistência vascular pulmonar e, eventualmente, à insuficiência ventricular direita. A hipertensão pulmonar pode ser idiopática (HAP) ou resultante de insuficiência cardíaca esquerda, doenças vasculares pulmonares e doença tromboembólica.

Alterações patológicas da estrutura e função dos ventrículos caracterizam a remodelação cardíaca, que é associada a prognóstico desfavorável na HAP. Atualmente, não há terapia específica para o tratamento da remodelação cardíaca induzida por HAP.

[…]

Hipertensão Arterial Pulmonar: Intervenções para Cardioproteção

Comentários

Pular para o conteúdo