Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(7): e20230391

Hipertensão Induzida pela Obesidade

Claudio Leinig Pereira da Cunha ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230391

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Associação entre Hipertensão Arterial Sistêmica com Marcadores Laboratoriais, Composição Corporal, Apneia Obstrutiva do Sono e Variabilidade da Frequência Cardíaca em Adultos Obesos".

A hipertensão arterial (HA) e a obesidade são duas das doenças mais comuns e frequentemente podem ser interrelacionadas, provocando significativo dano cardiovascular. O excesso de peso tipicamente aumenta a pressão arterial, e a perda de peso usualmente reduz a pressão arterial. Além de aumentar o risco da HA, o sobrepeso e a obesidade incrementam o risco cardiovascular por meio de efeitos nos lipídios, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, resistência à insulina e outros processos cardiometabólicos, assim como promovem maior mortalidade por todas as causas. Neste número dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Santos et al. apresentam estudo de marcadores laboratoriais e clínicos que associam a HA à obesidade em pacientes com indicação de cirurgia bariátrica.

A prevalência de sobrepeso e obesidade tem aumentado significativamente. Indivíduos com índice de massa corporal (IMC) ≥ 25 kg/m , entre 1980 e 2013, passaram de 28,8% para 36,9% da população mundial entre os homens e de 29,8% para 38,0% entre as mulheres. No Brasil, 52,4% da população encontrava-se com sobrepeso em 2014, sendo que 17,9% eram obesos.

[…]

Hipertensão Induzida pela Obesidade

Comentários

Pular para o conteúdo