Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(4): 812-813

Hipertensão Pulmonar na Síndrome do Ovário Policístico

Yogesh N. V. Reddy ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20210106

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Aumento da Rigidez Arterial Pulmonar e Comprometimento do Acoplamento Ventrículo Direito-Artéria Pulmonar na SOP".

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma síndrome endocrinológica complexa que se apresenta em mulheres com obesidade, resistência à insulina e anormalidades nos hormônios sexuais. É intrigante que na hipertensão pulmonar “idiopática”, também parece haver uma alta prevalência das mesmas características de obesidade, resistência à insulina e anormalidades nos hormônios sexuais. No entanto, apesar dessa sobreposição e do risco teórico de hipertensão pulmonar na SOP, pouco se sabe sobre a intersecção das duas condições. Dada a idade jovem das pacientes no momento do diagnóstico de SOP, somente comprometimentos leves têm sido consistentemente descritos na função cardíaca esquerda,, com a doença cardiovascular evidente frequentemente se manifestando muitas décadas depois., (6,7). Mas, surpreendentemente, pouco se sabe sobre a remodelação cardíaca direita subclínica ou hipertensão pulmonar nessa condição.

Nesse contexto, Abacioglu et al. fornecem novas informações sobre a remodelação cardíaca estrutural em pacientes com SOP, com atenção especial à estrutura e função cardíacas direitas. Eles incluíram 44 pacientes com SOP e 60 controles pareados que foram submetidos a ecocardiografia abrangente e avaliação da resistência à insulina pelo modelo de avaliação da homeostase da resistência à insulina (HOMA-IR). Além das medidas da função diastólica cardíaca esquerda, os autores também realizaram o Doppler por onda de pulso da via de saída do ventrículo direito para estimar a rigidez arterial pulmonar e utilizaram a bem validada relação TAPSE/PSVD para quantificar o acoplamento VD-AP.

[…]

Hipertensão Pulmonar na Síndrome do Ovário Policístico

Comentários

Pular para o conteúdo