Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(6): e20250284

Hospitalizações e Mortalidade Hospitalar por Insuficiência Cardíaca no Brasil: Um Panorama Atualizado

Adriana Lopes Latado ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20250284

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Tendência Temporal das Internações Hospitalares por Insuficiência Cardíaca no Brasil".

A insuficiência cardíaca (IC) representa uma carga crescente de doença e custos de saúde, tanto globalmente quanto no Brasil; é a via final comum de várias doenças cardiovasculares, incluindo condições específicas e bem definidas, como a doença isquêmica do coração. Dados de prevalência e incidência mostram aumentos progressivos ao longo das últimas décadas, com a prevalência atual de IC estimada em 2,5% entre adultos nos Estados Unidos, e projetada para atingir 3,0% até 2030., As internações hospitalares relacionadas à IC também estão aumentando nos Estados Unidos. Enquanto isso, a mortalidade hospitalar ajustada diminuiu, de 6,8% em 2002 para 4,9% em 2016, um padrão consistente entre faixas etárias, sexo e categorias raciais/étnicas.

No Brasil, a prevalência autorreferida de IC é estimada em 1,1% entre adultos acima de 18 anos e 3,3% em indivíduos acima de 60 anos. Em relação às hospitalizações e à mortalidade hospitalar, estudos de tendência temporal indicam uma redução no número de internações relacionadas à IC, com a mortalidade hospitalar variando de 9% a 17%, também apresentando uma tendência de queda, especialmente na última década.,, No entanto, os dados nacionais ainda são escassos, com limitações na representatividade populacional e necessidade de atualizações regulares.

[…]

Hospitalizações e Mortalidade Hospitalar por Insuficiência Cardíaca no Brasil: Um Panorama Atualizado

Comentários

Pular para o conteúdo