Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(7): e20230401

Implante Transcateter de Valva Aórtica: O Que já Aconteceu e o que Ainda está Por Vir

David Costa de Souza Le Bihan ORCID logo , Rodrigo Bellio de Mattos Barretto ORCID logo , Wilson Mathias Junior

DOI: 10.36660/abc.20230401

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Implante Valvar Transcateter em Pacientes com Estenose Valvar Aórtica: Uma Overview de Revisões Sistemáticas e Metanálise Incluindo Múltiplas Populações".

Em abril 2002 foi realizado o primeiro implante transcateter de valva aórtica (TAVI) em seres humanos, ainda como um procedimento experimental, em um paciente com estenose aórtica e choque cardiogênico, sem condições para realizar intervenção cirúrgica, tendo nesse procedimento compassivo a sua única possibilidade de sobreviver. Para chegar a esse momento, muitos esforços já tinham sido empregados no desenvolvimento de protótipos por quase 20 anos anteriores, mas provavelmente o Dr. Alain Cribier já tinha a ideia, naquela época do primeiro implante, da revolução que estaria por vir.

Passados 21 anos do primeiro caso, o TAVI atingiu agora a maior idade. Hoje, faz parte da rotina do cardiologista clínico, que passou a confiar nele como uma real alternativa frente ao tratamento cirúrgico convencional. O TAVI revolucionou a forma como tratamos aquela que é a doença valvar mais prevalente em países desenvolvidos, atingindo até 7% da população acima de 65 anos.

[…]

Implante Transcateter de Valva Aórtica: O Que já Aconteceu e o que Ainda está Por Vir

Comentários

Pular para o conteúdo