Arq. Bras. Cardiol. 2018; 111(5): 664-665
Incidentalomas Adrenais Não-Funcionantes: A Busca Por Alterações Cardíacas Subclínicas
DOI: 10.5935/abc.20180234
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Avaliação de Alterações Cardíacas Subclínicas e Atraso Eletromecânico Atrial por Ecocardiografia com Doppler Tecidual em Pacientes com Incidentaloma Adrenal Não Funcionante".
Por definição, um incidentaloma adrenal (IA) é uma massa adrenal assintomática detectada incidentalmente ao exame de imagem não realizado por suspeita de doenças adrenais. Estima-se que a prevalência de IA seja de até 4,2% na avaliação pela tomografia computadorizada (TC) do abdômen ou do tórax. Na maioria dos casos (85%), os IAs são não-funcionantes.
Nesta edição dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Sokmen et al., selecionaram pacientes de acordo com a Diretriz de Prática Clínica da European Society of Endocrinology em colaboração com a European Network for the Study of Adrenal Tumors. Após confirmar a presença de adenoma adrenal através de exames de imagem, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, excluiu-se a síndrome de Cushing através do teste de supressão com 1 mg de dexametasona (TSD), feocromocitoma pelo teste de metanefrina fracionada urinária e aldosteronismo primário.
[…]
309