Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(6): e20230373

Índice de Triglicerídeos-Glicose e Fluxo Lento Coronariano: Uma Nova Ferramenta Diagnóstica?

Maria Cristina Costa de Almeida ORCID logo , Marildes Luiza de Castro

DOI: 10.36660/abc.20230373

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Investigação da Relação entre Índice de Triglicerídeos-Glicose e Fluxo Lento Coronariano: Um Estudo Retrospectivo de Caso-Controle".

A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte e incapacidade em todo o mundo, sendo responsável pela maioria das mortes por doenças não transmissíveis. Fatores de risco importantes como tabagismo, diabetes mellitus (DM), hipertensão ou dislipidemia chamam mais a atenção dos médicos. Entretanto, indivíduos podem desenvolver aterosclerose subclínica mesmo que não apresentem sintomas ou fatores de risco cardiovasculares tradicionais, pois é uma doença lentamente progressiva, com artérias acometidas por espessamento, rigidez, perda de elasticidade e aumento da fragilidade da parede à estenose e oclusão do lúmen.

A resistência à insulina (RI) pode ser um dos mecanismos potenciais do desenvolvimento de DCV, sendo reconhecida como um indicador de inflamação sistêmica e distúrbios metabólicos intimamente relacionados à DCV aterosclerótica. Além disso, é considerada um fator de alto risco para DM e DCV.

[…]

Índice de Triglicerídeos-Glicose e Fluxo Lento Coronariano: Uma Nova Ferramenta Diagnóstica?

Comentários

Pular para o conteúdo