Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(8): e20250424
Inflamação e Nefropatia Associada ao Contraste: O Papel Emergente da Razão Glicose/Linfócitos
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Associação entre Relação Glicose/Linfócito e Lesão Renal Aguda Induzida por Contraste em Pacientes com Infarto do Miocárdio Não Diabéticos".
A relação entre inflamação sistêmica, metabolismo glicêmico e desfechos cardiovasculares tem sido amplamente estudada na literatura, com implicações na prática clínica. O artigo intitulado “Associação entre Relação Glicose/Linfócito e Lesão Renal Aguda Induzida por Contraste em Pacientes com Infarto do Miocárdio Não Diabéticos” oferece uma contribuição ao investigar a razão glicose/linfócitos (GLR) como um preditor independente de nefropatia induzida por contraste (NIC) em pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSSST) submetidos à intervenção coronária percutânea primária (ICP). Este editorial analisa os achados do estudo, contextualiza sua importância e discute implicações clínicas e futuras para a pesquisa.
A NIC é uma complicação que pode ocorrer após procedimentos que utilizam meios de contraste iodados com incidência variando de 5% a 20% em populações com IAMCSSST. Essa condição está associada a piores desfechos, incluindo maior mortalidade e progressão para doença renal crônica., Fatores como inflamação sistêmica e estresse metabólico, frequentemente exacerbados no contexto do IAM, desempenham papéis importantes na patogênese da NIC., O estudo em questão introduz a GLR como um biomarcador composto que integra informações sobre metabolismo glicêmico e resposta inflamatória, oferecendo uma abordagem inovadora para estratificação de risco.
[…]
Palavras-chave: Infarto do Miocárdio; Inflamação; Nefropatias
16