Arq. Bras. Cardiol. 2020; 114(5): 762-763
Influência da Atividade Física na Hipertensão Arterial em Trabalhadores
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Hipertensão Arterial em Trabalhadores: O Efeito Cumulativo das Dimensões da Atividade Física sobre esse Agravo".
A atividade física (AF) regular é um dos mais importantes fatores para a prevenção primária da hipertensão arterial (HA) e para melhora da sobrevida a longo prazo desses pacientes. Seus benefícios se espalham para além da HA, propiciando melhoras também aos portadores de doença arterial coronariana, diabetes, dislipidemias, disfunção renal, depressão, doença pulmonar obstrutiva, osteoartrite, entre outras.
“Atividade física”, de modo literal, se refere a qualquer movimento do corpo; no entanto, em estudos epidemiológicos que avaliam seu contexto na saúde, tem relação com atividades que produzam aumentos substanciais do consumo de oxigênio (O2). A AF pode ser realizada tanto durante o trabalho quanto no lazer e recreação, sendo todas as modalidades utilizadas no estudo dos efeitos da AF na saúde cardiovascular. A AF desenvolvida para melhorar a saúde ou obter benefícios no desempenho é considerada “exercício”.
[…]
Palavras-chave: Atividade Física; Epidemiologia; Exercício; Fatores de Risco; Hipertensão; Limpeza Urbana; Trabalhadores
731