Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(3): e20240208

Ingestão de Ácidos Graxos na Prevenção Cardiovascular: A Incessante Busca pela Adequação

Elisa Maia dos Santos ORCID logo , Grazielle Vilas Bôas Huguenin ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240208

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Adequação do Consumo de Ácidos Graxos entre Pacientes em Prevenção Cardiovascular Secundária".

As doenças cardiovasculares (DCV) são atualmente a principal causa de mortalidade em todo o mundo. Diversos fatores de risco contribuem para o seu desenvolvimento e dentre os modificáveis os principais estão relacionados a comportamentos de estilo de vida, como tabagismo, atividade física e dieta. Em indivíduos em prevenção cardiovascular secundária a promoção de um estilo de vida saudável apresenta-se como uma estratégia para redução da recorrência de eventos. Contudo, lacunas para adesão a um estilo de vida saudável na prevenção secundária podem estar relacionadas à baixa integração entre a mudança de comportamento e os modelos tradicionais de cuidado ambulatorial.

A nutrição apresenta um papel central na prevenção primária e secundária das DCV, mas relativamente há pouco tempo os alimentos têm sido considerados como um tratamento, e não somente como um complemento à terapêutica médica e farmacológica estabelecida. A dieta, particularmente, tem um impacto significativo no gerenciamento dos principais de fatores de risco modificáveis para DCV como obesidade, dislipidemia, diabetes e hipertensão.

[…]

Ingestão de Ácidos Graxos na Prevenção Cardiovascular: A Incessante Busca pela Adequação

Comentários

Pular para o conteúdo