Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(10): e20240644
Insuficiência Cardíaca no Brasil: Como Podemos Melhorar sua História Natural?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Delineamento e Racional do Estudo Rosa dos Ventos: Estudo Multicêntrico do Tipo Coorte de Pacientes com Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida ou Moderadamente Reduzida no Brasil".
A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome complexa, com altas taxas de morbidade e mortalidade em todo o mundo., Apesar dos esforços significativos, incluindo vários ensaios clínicos recentes envolvendo dezenas de milhares de pacientes e diversas terapias farmacológicas,– reduzir a carga da IC continua sendo um desafio.
Em 2021, dados epidemiológicos estimaram que aproximadamente 57 milhões de pessoas foram afetadas por IC globalmente, e sua prevalência está projetada para aumentar em 34% nas próximas décadas. Pacientes hospitalizados devido ao agravamento da IC estão entre os grupos de maior risco, enfrentando taxas elevadas de readmissão e mortalidade, particularmente durante o período vulnerável logo após a alta. O fardo econômico da IC também é significativo; até 2030, os custos relacionados à IC nos EUA estão projetados para exceder US$ 70 bilhões anualmente.
[…]
Palavras-chave: Brasil; Insuficiência Cardíaca; Insuficiência Cardíaca Sistólica
363

