Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(6): 938-939
Macrófagos e Neovascularização na Neoaterosclerose Intra-Stent: um Fenótipo Inflamatório Acelerado por OCT com Implicações Terapêuticas
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Fenótipo Inflamatório por Imagem de OCT Coronária: Características Específicas Entre Lesões De Novo , Hiperplasia Intimal e Neoaterosclerose Intra-Stent".
Nesta edição dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Pinheiro et al., apresentam dados de tomografia de coerência óptica (OCT) com diferenças claras de inflamação e neovascularização entre aterosclerose de novo, reestenose intra-stent por hiperplasia intimal e neoaterosclerose intra-stent.
Pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea com implante de stent podem apresentar sintomas recorrentes de doença coronariana devido à reestenose intra-stent por lesão vascular que desencadeia uma resposta proliferativa na íntima, minimizada pelas técnicas atuais e stents de nova geração. No entanto, a lesão neointimal secundária a um atraso na neoendotelização pode levar à recorrência dos sintomas, geralmente durante o primeiro ano de intervenção coronariana.
[…]
454