Arq. Bras. Cardiol. 2020; 115(5): 819-820

Mais Estudos devem ser Realizados sobre o Volume Vascular Pulmonar Estimado por Software Automatizado em Embolia Pulmonar Aguda

Marcelo Souto Nacif ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20200959

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Volume Vascular Pulmonar Estimado por Software Automatizado é um Preditor de Mortalidade após Embolia Pulmonar Aguda".

A embolia pulmonar aguda (EPA) tem apresentação clínica heterogênea e o desenvolvimento de ferramentas clínicas para melhor estratificação do prognóstico dos pacientes é bastante desejável. Ser capaz de discernir qual paciente tem maior probabilidade de ter complicações ou até mesmo morrer é fundamental na era da medicina de precisão. Isso pode auxiliar na escolha de um tratamento mais intensivo e individualizado.

A angiotomografia pulmonar (ATCP) já é o método mais utilizado em emergências para o diagnóstico e estratificação de pacientes com EPA. A grande variabilidade das apresentações clínicas, seja em pacientes com câncer ou em diferentes condições trombogênicas, torna alguns dados quantitativos mais atrativos do que apenas a análise qualitativa do exame.

[…]

Mais Estudos devem ser Realizados sobre o Volume Vascular Pulmonar Estimado por Software Automatizado em Embolia Pulmonar Aguda

Comentários

Pular para o conteúdo