Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(5): e20230274
Medida da Pressão Arterial no Braço: Há Mais do que os Olhos Enxergam
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Influência da Gordura do Braço sobre Medida Indireta da Pressão Sanguínea: Uma Abordagem Estatística e de Machine Learning".
A hipertensão é o fator de risco mais importante para eventos cardiovasculares na população mundial. – Portanto, a identificação desse fator é fundamental para a avaliação do risco cardiovascular. A avaliação não invasiva da pressão arterial (PA) usando manguitos nos braços é o método recomendado para diagnosticar e controlar a hipertensão. No entanto, essa avaliação deve ser feita de forma adequada e precisa para evitar medidas não acuradas da PA e decisões de manejo inadequadas.
A seleção do tamanho do manguito é uma etapa fundamental na avaliação da PA e depende da circunferência do braço do indivíduo examinado. Um manguito menor do que o necessário superestima a PA, enquanto um manguito maior do que o necessário subestima a PA. Alguns estudos relataram diferenças médias na PA sistólica de 6 mmHg quando são usados manguitos de tamanho inadequado, embora discrepâncias marcadamente maiores possam ser observadas em alguns indivíduos. Nos Estados Unidos, aproximadamente 51% dos adultos com hipertensão precisam de manguitos grandes ou extragrandes, incluindo 84% daqueles com obesidade e 65% daqueles com idade entre 18 e 34 anos. Como a obesidade é altamente prevalente em todo o mundo, esses números americanos destacam a importância da avaliação sistemática da circunferência do braço para a medição precisa da PA na prática clínica.
[…]
Palavras-chave: Braços; Fatores de Risco; Hipertensão; Monitor de Pressão Arterial; Obesidade; Tecido Adiposo
437

