Arq. Bras. Cardiol. 2020; 115(5): 894-895
Metanálise Pré-clínica: Outro Tijolo na Parede
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Exercício Aeróbio e Função Cardíaca de Murinos Expostos à Doxorrubicina: uma Metanálise".
Atualmente, a revisão sistemática e a metanálise são consideradas o nível 1 de evidência científica, sendo amplamente utilizadas em epidemiologia e na medicina baseada em evidências. O termo metanálise vem do grego e significa “avaliação de análises”, referindo-se a sua definição como “análise estatística de uma grande coleção de resultados de análises de estudos individuais com o objetivo de integrar os achados” proposta pelo estatístico Gene V. Glass em 1976.
Apesar das semelhanças, é importante notar que metanálise e a revisão sistemática não são sinônimos. A metanálise é frequentemente, mas nem sempre, precedida por uma revisão sistemática, que visa reunir estudos semelhantes que atendam aos critérios de elegibilidade de abordagem rígida para responder a uma questão de pesquisa específica, enquanto a metanálise integra os resultados dos estudos incluídos através de técnicas estatísticas.,
[…]
337