Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(5): e20240354

Monitoramento da Congestão Sistêmica na Insuficiência Cardíaca: A Avaliação Clínica é Suficiente?

Silvia Moreira Ayub-Ferreira ORCID logo , Danielle Louvet Guazzelli

DOI: 10.36660/abc.20240354

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Escore VExUS na Alta Hospitalar como Preditor de Readmissão em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Agudamente Descompensada: Estudo de Coorte".

O tratamento da insuficiência cardíaca aguda descompensada (ICAD) continua a ser um desafio significativo em cardiologia, particularmente na prevenção de readmissões hospitalares. Neste contexto, os sinais e sintomas relacionados com a congestão estão entre as causas mais comuns de hospitalização por insuficiência cardíaca e subsequentes readmissões.

Nesta edição dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia os autores apresentam um estudo de coorte que incorpora o uso do escore VExUS para avaliar a congestão venosa residual antes da alta hospitalar (Score VExUS na alta hospitalar como preditor de readmissão em paciente com insuficiência cardíaca agudamente descompensada: Um estudo de coorte). Este estudo destaca a complexidade do manejo de pacientes com insuficiência cardíaca e sugere uma ferramenta potencialmente útil para melhorar os resultados clínicos.

[…]

Monitoramento da Congestão Sistêmica na Insuficiência Cardíaca: A Avaliação Clínica é Suficiente?

Comentários

Pular para o conteúdo