Arq. Bras. Cardiol. 2022; 119(2): 317-318
Muito Mais que Apenas Mulheres: Mulheres Maravilha
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Mulheres Médicas: Burnout durante a Pandemia de COVID-19 no Brasil".
O impacto da pandemia de SARS-Cov2 atingiu o mundo de forma rápida e avassaladora, e colocou em evidência os heróis de capa branca: os profissionais da saúde. Foram mais de dois anos de trabalhos ininterruptos, enfrentando diversos desafios e conflitos externos e internos para preservar a vida do paciente, dos seus colegas, de seus familiares e a própria. Um cenário complicado, não somente pela sobrecarga de demanda profissional, mas também pelo desconhecimento cientifico do que estávamos enfrentando. Cientistas de todo mundo somaram suas forças para divulgação das evidências cientificas e, em paralelo, as sociedades médicas se mobilizaram para otimizar procedimentos de atendimentos com proteção ao profissional atuante.
O estresse e a síndrome de Burnout fazem parte das doenças ocupacionais em profissionais de saúde. No entanto, o cenário peculiar da Covid-19 mostrou que apesar de não ser fácil estar na linha de frente no combate ao SARS-CoV2, pelo grau elevado de estresse e exaustão em enfermeiros e médicos demonstrado em estudos, as estratégias comportamentais individuais e sociais/coletivas podem ajudar.– Este minieditorial é dedicado às médicas.
[…]
408