Arq. Bras. Cardiol. 2019; 113(6): 1138

NT-ProBNP na Hospitalização no Infarto do Miocárdio: Um Sinal de Alerta?

Luís Beck da Silva ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20190685

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Utilidade do Nível de NT-Pro-BNP no Plasma à Internação em Predizer a Formação de Aneurisma do Ventrículo Esquerdo após Infarto Agudo do Miocárdio com Elevação do Segmento ST".

Esta edição dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia traz um artigo intitulado “Utilidade do Nível de NT-Pro-BNP no Plasma à Internação em Predizer a Formação de Aneurisma do Ventrículo Esquerdo após Infarto Agudo do Miocárdio com Elevação do Segmento ST”. Os autores trazem uma coorte de 1.519 pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) que foram acompanhados por pelo menos seis meses.

Apesar de seu desenho observacional e retrógrado, os autores foram diretos na busca de variáveis preditivas que pudessem prever a ocorrência de aneurismas do ventrículo esquerdo (AVE). Entre outros aspectos clínicos importantes, como revascularização do miocárdio prévia, insuficiência cardíaca pós-IM, idade mais jovem, tabagismo e fenômeno de no-reflow, os autores destacaram a importância de níveis altos de NT-proBNP na hospitalização como preditor da formação de AVE após IAMCSST.

[…]

NT-ProBNP na Hospitalização no Infarto do Miocárdio: Um Sinal de Alerta?

Comentários

Pular para o conteúdo