Arq. Bras. Cardiol. 2019; 112(6): 737-738

O Clamor para Medidas de Saúde Pública nos Fatores de Risco Cardiovasculares em Crianças

Tania L. R. Martinez, Abel Pereira ORCID logo , Anita L. R. Saldanha ORCID logo

DOI: 10.5935/abc.20190103

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Relação entre Dislipidemia, Fatores Culturais e Aptidão Cardiorrespiratória em Escolares".

A obesidade é um problema pandêmico de saúde pública não somente em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. Uma vez que sua incidência cresce em crianças e em adolescentes, a obesidade representa uma questão alarmante considerando sua evolução e suas associações. Muitas comorbidades associadas à obesidade, tais como hipertensão, dislipidemia, e resistência à insulina aumentam o risco de mortalidade cardiovascular e pioram a qualidade de vida em adultos. Vale sempre a pena enfatizar que o processo aterosclerótico inicia-se nas primeiras fases da vida, como foi demonstrado em autópsias de crianças, com uma forte associação entre os níveis de colesterol LDL antes do óbito e a presença de estrias de gordura na aorta. Tal observação foi documentada em muitos estudos no Brasil, demonstrando que políticas públicas devem ser reforçadas em direção a esse problema.

Em diferentes abordagens com crianças escolares na cidade de São Paulo, durante um período de dez anos, nós estudamos o impacto de características bioquímicas, antropométricas, clínicas, e nutricionais, bem como de condições socioculturais e econômicas sobre a obesidade.

[…]

O Clamor para Medidas de Saúde Pública nos Fatores de Risco Cardiovasculares em Crianças

Comentários

Pular para o conteúdo