Arq. Bras. Cardiol. 2025; 122(6): e20250265
O Estudo ELSA-Brasil e Nossa Deformação Miocárdica
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Strain Ventricular em uma População Adulta Brasileira do Estudo ELSA-Brasil: Valores de Referência e seus Determinantes".
A análise da deformação miocárdica (strain) utilizando a tecnologia de rastreamento de speckles na ecocardiografia não é mais algo novo e inovador. Vários anos se passaram desde sua validação. Comparado à fração de ejeção do ventrículo esquerdo, o strain longitudinal global (SLG) é uma avaliação mais precisa da função sistólica, importante em diversas situações, como cardio-oncologia, doença cardíaca valvar, cardiomiopatias e doença cardíaca isquêmica. Trata-se de um dado mais preciso e reprodutível, intimamente correlacionado com o prognóstico e atualmente disponível na maioria dos aparelhos de ecocardiograma. Por outro lado, essa análise requer uma janela acústica adequada, e a questão da variabilidade entre as empresass ainda deve ser levada em consideração.
Um passo muito significativo que trouxe a análise da deformação miocárdica para a nossa realidade brasileira foi dado em 2023 com a publicação do “ Posicionamento do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre o Uso do Strain Miocárdico na Rotina do Cardiologista – 2023” no periódico Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Diversos especialistas se uniram na produção deste importante documento que ampliou o conhecimento dos cardiologistas sobre o SLG. Publicado na edição atual dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, mais um passo foi dado com o estudo ELSA-Brasil. O ELSA-Brasil é um amplo estudo epidemiológico com mais de 15.000 servidores públicos de universidades e instituições de pesquisa sobre doenças cardiovasculares e diabetes, realizado em 6 cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador e Porto Alegre), com diversas publicações na literatura. Desta vez, o foco foi a determinação dos valores de normalidade para o strain longitudinal global do ventrículo esquerdo (SLGVE) e o strain longitudinal da parede livre do ventrículo direito (SLPLVD), ou seja, uma investigação da deformação miocárdica em nossa população.
[…]
Palavras-chave: Ecocardiografia; Estudos Longitudinais; Função Ventricular
125