Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(1): e20220864

O Raro Padrão de Pré-Excitação Alternante: Fenômeno Genuinamente Benigno?

Mirella Facin ORCID logo , Nelson Samesima

DOI: 10.36660/abc.20220864

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Wolff-Parkinson-White Apresentado como QRS Alternante e Outros Diagnósticos Diferenciais em uma Grande Coorte de Triagem de ECG Pré-Participação".

O sistema de condução é um conjunto de células miocárdicas especializadas, organizadas para gerar e transmitir os estímulos elétricos, levando às contrações coordenadas e sequenciais de cada ciclo cardíaco. Uma espessa camada de tecido fibroso, o annulus fibrosus , isola quase totalmente o miocárdio atrial do ventricular, exceto na região do nodo atrioventricular (AV) e sistema His-Purkinje que, no coração normal, constitui o único caminho elétrico entre as câmaras superiores e inferiores. ,

Em alguns indivíduos, entretanto, feixes musculares que conectam diretamente átrios e ventrículos, remanescentes de etapas anteriores de desenvolvimento cardíaco, perduram após o nascimento. A presença de vias atrioventriculares adicionais ou acessórias (VA) permite que o estímulo elétrico contorne o nodo AV, resultando na ativação precoce dos ventrículos ou pré-excitação. Vias acessórias podem cruzar o sulco atrioventricular em qualquer ponto de justaposição entre o miocárdio atrial e ventricular. A maioria delas tem propriedades de condução bidirecional e não decremental, e pode servir como braço de circuitos ortodrômicos/antidrômicos reentrantes, ou como via rápida para a transmissão do estímulo elétrico durante outras taquicardias supraventriculares, tais como a fibrilação atrial (FA).

[…]

O Raro Padrão de Pré-Excitação Alternante: Fenômeno Genuinamente Benigno?

Comentários

Pular para o conteúdo