Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(9): e20240493
Olha Quem Está Voltando? Aprimorando Modelos Preditivos para Readmissão Hospitalar Pós-CRM: Insights e Perspectivas
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Preditores de Readmissão Hospitalar até 30 Dias de CRM em Banco de Dados Multicêntrico: Estudo de Coorte Transversal".
O campo da cirurgia cardiovascular evolui continuamente, com a cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) servindo como um procedimento fundamental para o tratamento da doença arterial coronariana grave. Apesar dos avanços nas técnicas cirúrgicas e nos cuidados perioperatórios, a incidência de readmissões hospitalares dentro de 30 dias após a CRM permanece uma preocupação crítica. Estas readmissões não só têm impacto nos resultados dos pacientes, mas também sobrecarregam os recursos de saúde e aumentam os custos. Compreender os preditores de readmissão é crucial para melhorar as estratégias de cuidados pós-operatórios e otimizar os resultados dos pacientes.
O estudo intitulado ” Preditores de Readmissão Hospitalar até 30 Dias de CRM em Banco de Dados Multicêntrico: Estudo de Coorte Transversal” tem como objetivo identificar variáveis associadas à readmissão precoce pós-CRM em uma população brasileira. Embora a taxa de readmissão observada tenha sido inferior à da literatura científica atual, onde as taxas variam entre 8,3% e 21,1%,– também enfatizou causas não cardíacas. Nesse sentido, um terço de todos os pacientes readmitidos teve infecções como causa primária. Esse achado corrobora a literatura existente que destaca o impacto significativo das infecções, particularmente das infecções de sítio cirúrgico, nas taxas de readmissão. Andrade et al. sublinham a necessidade de medidas rigorosas de controlo de infecções, incluindo profilaxia antibiótica e técnicas cirúrgicas meticulosas, para mitigar estas complicações.,
[…]
Palavras-chave: Modelos Teóricos; Readmissão do Paciente; Revascularização Miocárdica
206