Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(4): e20240355

Os Biomarcadores Séricos Pré-Ablação podem ser Usados para Prever a Recorrência de Arritmia após Ablação de Fibrilação Atrial Guiada por Índice de Ablação?

Muhieddine Omar Chokr ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20240355

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Os Biomarcadores podem ser Utilizados para Prever Recorrência de Arritmia após a Ablação de Fibrilação Atrial Guiada pelo Ablation-Index?".

O tratamento invasivo da fibrilação atrial (FA) tem se estabelecido como o mais eficaz no controle e cura dessa arritmia. Em sua forma paroxística, gatilhos provenientes do território das veias pulmonares são os responsáveis por deflagrar a FA na maioria dos casos, já na forma persistente, diferentes mecanismos eletrofisiológicos estão envolvidos, e quanto maior o tempo de evolução, mais complexa se torna a estratégia invasiva de tratamento. Apesar da evolução tecnológica com diferentes sistemas de mapeamento eletroanatômico, e com formação de lesões de radiofrequência na parede do átrio cada vez mais efetivas, as recorrências permanecem como um desafio a ser evitado.

A criação de lesões de ablação duráveis durante o isolamento das veias pulmonares para FA é de importância crítica para prevenir a reconexão tardia das veias, que é responsável pela grande maioria das recorrências de arritmia em pacientes com FA paroxística. Apesar das melhorias na tecnologia, a proporção de veias que permanecem cronicamente isoladas após a ablação por radiofrequência continuou decepcionantemente baixa. Isto levou ao grande interesse na formação de lesões de ablação mais efetivas.

[…]

Os Biomarcadores Séricos Pré-Ablação podem ser Usados para Prever a Recorrência de Arritmia após Ablação de Fibrilação Atrial Guiada por Índice de Ablação?

Comentários

Pular para o conteúdo