Arq. Bras. Cardiol. 2019; 112(3): 279-280

Os Desafios do Controle da Hipertensão Arterial em Idosos

Marcus Vinicius Bolivar Malachias ORCID logo

DOI: 10.5935/abc.20190020

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Prevalência, Tratamento e Controle da Hipertensão Arterial em Idosos de uma Capital Brasileira".

Esta edição dos Arquivos traz o estudo Prevalência, Tratamento e Controle da Hipertensão Arterial em Idosos de uma Capital Brasileira, de Souza ALL et al., revelando dados sobre esse importante fator de risco cardiovascular em Goiânia, GO, um retrato da situação em nosso meio. Neste minieditorial, revisamos a epidemiologia da hipertensão arterial (HA) no Brasil e no mundo.

A HA é a principal causa evitável de morte prematura. Um relatório do Instituto de Medicina dos EUA considera a HA como uma doença negligenciada, pois é frequentemente ignorada pela população e subestimada pela comunidade médica. Embora a HA seja relativamente fácil de prevenir, simples de diagnosticar e seu tratamento seja consideravelmente pouco oneroso, continua sendo uma das mais importantes causas de morte. Mais de 50% das mortes por coronariopatias e acidente vascular encefálico ocorrem entre indivíduos com HA nos EUA.

[…]

Os Desafios do Controle da Hipertensão Arterial em Idosos

Comentários

Pular para o conteúdo