Arq. Bras. Cardiol. 2020; 115(5): 905-906

Os Estudos da Reatividade Microvascular Contribuem na Prática Clínica?

Claudio Leinig Pereira da Cunha ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20200574

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Estudo da Reatividade Microvascular em Pacientes Hipertensos com Adiposidade Corporal Elevada".

Apreciamos nesta publicação o artigo “Estudo da reatividade microvascular em pacientes hipertensos com adiposidade corporal elevada”, por D’El-Rei et al. Trata-se de investigação complexa, abordando pacientes com hipertensão arterial sob tratamento, com inclusão de vários modelos para avaliação da obesidade e diversos parâmetros hemodinâmicos e circulatórios que são estudados neste cenário. A reatividade microvascular foi avaliada utilizando o método Laser Speckle Contrast Image em combinação com a hiperemia reativa pós-oclusão, estudando a função endotelial nesta população de pacientes.

As células endoteliais constituem um órgão que se distribui por todo o corpo, formando uma interface dinâmica com todos os outros órgãos. O endotélio mede o tônus vasomotor, regula o tráfego de células e nutrientes, mantém a fluidez do corpo, contribui para o balanço entre mediadores pró- e anti-inflamatórios, modula a atividade pró-coagulante e anticoagulante, participa na formação de novos vasos sanguíneos, orquestra o desenvolvimento de órgãos, participa da imunidade, interage com as células sanguíneas circulantes e se submete à morte celular programada.

[…]

Os Estudos da Reatividade Microvascular Contribuem na Prática Clínica?

Comentários

Pular para o conteúdo