Arq. Bras. Cardiol. 2024; 121(11): e20240679
Osteoprotegerina: Um Biomarcador na Doença Renal Crônica
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Osteoprotegerina e Disfunção Vascular em Pacientes com Doença Renal Crônica Estágio 3 e em Pacientes sem Disfunção Renal: Estudo Caso-Controle".
Os biomarcadores são indicadores biológicos que podem ser quantificados para avaliar processos biológicos normais ou patológicos e respostas às diversas intervenções terapêuticas. São encontrados nos diversos fluidos corporais, tais como sangue, urina ou em tecidos e ajudam no diagnóstico precoce de algumas doenças, além do monitoramento da progressão ou da avaliação da eficácia do tratamento. Além da importância no diagnóstico clínico, podem estimar o risco e o prognóstico. Isto é muito bem estruturado nos processos cuja base inflamatória se destaca em um cenário multifatorial, tais como a hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias e doença renal crônica (DRC).,
A DRC, que é um problema crescente de saúde pública, cada vez mais presente no cenário das doenças cardiovasculares (CVs) devido à alta morbimortalidade. Está no final evolutivo da sequência do continuum CV onde os principais fatores de risco (hipertensão, diabetes, dislipidemia) não foram tratados de forma adequada. Além disso, os pacientes com DRC estão ainda sob um risco CV maior devido à presença destes fatores que muitas vezes continuam sem tratamento adequado.
[…]
Palavras-chave: Biomarcadores; Calcificação Vascular; Doença Renal Crônica; Osteoprotegerina
162