Arq. Bras. Cardiol. 2021; 117(4): 664-665
Paliação Transcateter para Tetralogia de Fallot
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Intervenção Paliativa Endovascular no Lactente com Tetralogia de Fallot: Uma Série de Casos".
A Tetralogia de Fallot (TOF) é o defeito cardíaco cianótico mais comum. A principal característica morfológica da TOF é o desalinhamento do septo infundibular. O desalinhamento do septo infundibular faz com que a aorta cavalgue o septo interventricular (dextroposição) num grande defeito do septo ventricular (DSV) e promova obstrução do trato infundibular ventricular direito. A válvula pulmonar também é estenótica, e o tronco pulmonar e as artérias são, até certo ponto, hipoplásicos. A obstrução severa ao fluxo sanguíneo pulmonar (FSP) leva a uma insaturação sistêmica e, portanto, à hipóxia prolongada.
A cirurgia cardíaca aberta é a modalidade tradicional de tratamento, aumentando o trato de saída ventricular direita (RVOT), fechando o DSV, redirecionando assim a aorta para o ventrículo esquerdo, corrigindo a anatomia cardíaca e normalizando a saturação do fluxo sistêmico.
[…]
Palavras-chave: Cateterismo Cardíaco; Cianose; Tetralogia de Fallot
1.074