Arq. Bras. Cardiol. 2021; 117(6): 1189-1190
Podemos Pré-Tratar Enxertos de Veia com Adiponectina para Melhorar sua Permeabilidade?
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "A Adiponectina Previne a Reestenose pela Inibição da Proliferação Celular em um Modelo de Enxerto Venoso em Ratos".
O enxerto de veia safena continua sendo uma opção para pacientes com doença arterial coronariana multiarterial,, principalmente em indivíduos com diabetes tipo 2. Embora a revascularização do miocárdio deva oferecer melhores taxas de permeabilidade do que os enxertos venosos, em muitas situações, a revascularização completa não pode ser alcançada usando apenas enxertos arteriais. A falha do enxerto venoso foi associada a desfechos cardiovasculares, incluindo mortalidade., Portanto, há uma necessidade de melhorar a permeabilidade do enxerto de veia. Os mecanismos envolvidos na falha do enxerto incluem hiperplasia intimal, proliferação de células musculares lisas e disfunção endotelial, entre outros., Tem havido algumas tentativas de melhorar a preservação dos enxertos de veia safena antes da implantação.
No estudo experimental de Zhou et al., os autores utilizaram veias jugulares autólogas implantadas como enxertos de interposição carotídea em ratos Sprague Dawley. Dois grupos receberam adiponectina (2,5 μg e 7,5 μg) aplicada externamente à ponte de safena, suspensa em gel de Pluronic-F127 30%. Os outros dois grupos (controles) receberam veículo ou nenhum tratamento (apenas bypass). No dia 3, a proliferação celular foi significativamente menor nos enxertos tratados com adiponectina versus controle e tratados com veículo-gel, tanto na íntima quanto na adventícia, enquanto a expressão de VCAM-1 e ICAM-1 foi significativamente regulada negativamente nos enxertos de veias tratadas com adiponectina na semana quatro. Além disso, o tratamento de enxertos de veia com géis carregados de adiponectina reduziu a espessura da íntima, da mídia e da adventícia quando comparado com o controle e enxertos de veias tratadas com gel de veículo no dia 28.
[…]
310