Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(10): e20230713
Programa de Redução de Estresse, Meditação e Mindfulness para Pacientes com Insuficiência Cardíaca: Um Pouco de Luz na Escuridão
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Impacto de um Programa de Redução do Estresse, Meditação e Mindfulness em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Um Ensaio Clínico Randomizado".
O estudo intitulado “Impacto de um Programa de Redução do Estresse, Meditação e Mindfulness em Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica: Um Ensaio Clínico Randomizado” levantou um assunto muito importante a ser abordado em pacientes com insuficiência cardíaca e pretendeu fazê-lo através da realização de um ensaio clínico randomizado. O impacto do estresse, da depressão, da falta de propósito de vida e das alterações psicológicas dos pacientes impostas por uma doença crônica e debilitante contribui definitivamente para a piora da qualidade de vida e possivelmente para um pior prognóstico., Avaliar este impacto e pesquisar possíveis terapias é profundamente necessário. Os autores devem ser reconhecidos pelo seu interesse e enorme esforço na condução de um ensaio tão laborioso.
O estudo, no entanto, apresenta algumas deficiências. Embora os autores afirmem ser um ensaio de insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFEr), de fato, o estudo incluiu aproximadamente metade dos pacientes com ICFEr. Apesar da heterogeneidade da amostra, um terço dos pacientes no grupo de intervenção foram perdidos no acompanhamento, enquanto nenhum paciente foi perdido no grupo controle. Portanto, mesmo tendo selecionado mais de duzentos indivíduos, apenas 13 pacientes foram efetivamente submetidos à intervenção. Os autores não nos informam como esses pacientes foram tratados farmacologicamente, mas como o estudo foi realizado há quatro anos, pode-se presumir que o tratamento dos pacientes estava desatualizado.
[…]
634