Arq. Bras. Cardiol. 2021; 117(1): 37-38
Prótese Mecânica X Prótese Biológica: Uma Decisão Individualizada e Compartilhada
Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Evolução Tardia das Próteses Biológicas e Mecânicas em Posição Aórtica".
As intervenções cirúrgicas valvares são realizadas principalmente em pacientes com valvopatia grave, com sintomas associados e/ou efeitos anatômicos/hemodinâmicos, sem contraindicação ao procedimento. A escolha da válvula protética deve ser baseada em um processo de tomada de decisão compartilhado que deve levar em conta as compensações entre durabilidade (e a necessidade de reintervenção), sangramento e tromboembolismo.
O manuscrito: “Evolução tardia das próteses biológicas e mecânicas em posição aórtica” é um estudo observacional retrospectivo que visa avaliar o seguimento a longo prazo de pacientes (n = 202) submetidos à troca valvar aórtica, comparando as próteses biológicas (65,3%) e mecânicas (34,7%). Os pacientes eram relativamente jovens (média de idade: 49 anos), predominantemente com doença valvar aórtica degenerativa. Por outro lado, 22% da população estudada apresentava doença reumática, a etiologia mais prevalente de valvopatia no Brasil.
[…]
872