Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(4): e20230170

PTEN no Contexto da Revascularização do Miocárdio: A Ponta do Iceberg?

Leonardo Rufino Garcia ORCID logo , André Monti Garzesi, Marcello Laneza Felicio, Leonardo Antônio Mamede Zornoff ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230170

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Superexpressão Gênica PTEN em Tecidos Miocárdicos de Pacientes de Cirurgia de Revascularização Miocárdica".

As doenças cardiovasculares contribuem de forma significativa para a morbimortalidade no Brasil e no mundo. Dentro desse grupo de enfermidades, destaca-se a doença arterial coronariana, responsável por cerca de 12% dos óbitos totais no Brasil e é uma das principais causas de óbito na América do Norte.

Além das mudanças do estilo de vida como abolição do tabagismo, perda de peso com prática regular de atividades físicas, controle de comorbidades, notadamente o diabetes e a hipertensão arterial sistêmica e o tratamento medicamentoso com antiagregantes plaquetários, betabloqueadores e estatinas, importante parcela dos pacientes necessita de tratamento objetivando a revascularização do miocárdio. Pacientes diabéticos, multiarteriais, com lesões no tronco da artéria coronária esquerda maiores do que 50% ou com função ventricular esquerda deprimida são os que mais se beneficiam. Esse fato é devido a diferentes fatores, incluindo diminuição da isquemia e dos sintomas, melhora da qualidade de vida, diminuição da ocorrência de infartos e, sobretudo, diminuição da mortalidade.

[…]

PTEN no Contexto da Revascularização do Miocárdio: A Ponta do Iceberg?

Comentários

Pular para o conteúdo