Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(6): 1057-1058

Qual o Papel dos Biomarcadores de Lesão Renal na Nefropatia Induzida por Contraste?

Pedro Pimenta de Mello Spineti ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20210433

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "A Molécula de Lesão Renal-1 está Associada à Nefropatia Induzida por Contraste em Pacientes Idosos com IAMSSST".

A lesão renal aguda induzida por contraste (LRA-IC) é uma complicação potencial e importante na utilização de meios de contraste radiológicos iodados estando associada com maiores taxas de morbimortalidade e aumento no tempo de hospitalização em pacientes submetidos a cateterismo cardíaco. Sua incidência é variável na literatura de acordo com o critério utilizado para o seu diagnóstico. A definição LRA-IC mais frequentemente utilizada em ensaios clínicos é uma elevação nos níveis de creatinina sérica (Cr) de 0,5 mg/dl ou de 25% em relação ao valor basal, em até 72 h após a exposição ao meio de contraste.

No entanto, a Cr apresenta uma série de limitações como marcador da função renal. Seu nível sérico é influenciado por fatores externos como sexo, idade, cor da pele, peso e massa muscular. Ela subestima a função renal em mulheres, pessoas idosas ou com baixo peso. Sua variação superestima o dano renal em indivíduos com disfunção renal prévia. Outra importante limitação deve-se ao fato de a Cr elevar-se somente após 24 h de uma lesão renal aguda, sendo considerada um “marcador lento” de injúria renal aguda. ,

[…]

Qual o Papel dos Biomarcadores de Lesão Renal na Nefropatia Induzida por Contraste?

Comentários

Pular para o conteúdo