Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(9): e20230639

Qualidade de Vida Relacionada à Saúde e Resultados em Longo Prazo após Covid-19 Levemente Sintomático: Explorando o Protocolo

Lucas Borges Pereira ORCID logo , João Paulo Vilela Rodrigues, Fabiana Rossi Varallo, Leonardo Régis Leira Pereira

DOI: 10.36660/abc.20230639

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Qualidade de Vida Relacionada à Saúde e Desfechos em Longo Prazo após COVID-19 Sintomática Leve: Protocolo do Estudo Pós-COVID Brasil 2".

A Síndrome Pós-Covid-19 foi definida pela Organização Mundial da Saúde como uma “condição que ocorre em indivíduos com histórico de infecção provável ou confirmada por SARS-CoV-2, normalmente após três meses do início da Covid-19, com sintomas que duram pelo menos dois meses e que um diagnóstico alternativo não pode explicar”. Os principais sintomas associados a esta condição incluem fadiga, dores musculares e articulares, falta de ar, dificuldades de sono, sintomas mentais e neurológicos como depressão e ansiedade, perda de olfato e paladar, dor de cabeça e dificuldade de pensamento e concentração. , O efeito citopático do vírus no endotélio, juntamente com o dano endotelial como consequência da inflamação sistêmica, tem sido associado a eventos cardiovasculares como miocardite, infarto do miocárdio, arritmias, e eventos tromboembólicos.

Vários estudos realizados em todo o mundo também encontraram evidências de outros sinais e sintomas. Entretanto, a incidência desses sintomas tem apresentado variação significativa devido à heterogeneidade dos estudos. Essa variação pode estar associada a fatores como o período de estudo pós-COVID, a região onde o estudo foi realizado e a gravidade da doença.

[…]

Qualidade de Vida Relacionada à Saúde e Resultados em Longo Prazo após Covid-19 Levemente Sintomático: Explorando o Protocolo

Comentários

Pular para o conteúdo